image1 image2 image3

Várias razões para ser feliz sendo mulher!|Experiência da vida de uma mulher!|Uma nova visão, de um novo tempo, de uma nova líder!

Como uma mulher deve se comportar em momentos de assédio sexual no trabalho?


Este assunto é muito sério e muito antigo. Desde que o mundo é mundo que o assédio sexual principalmente de homens para com as mulheres existe. Hoje ele se apresenta até de forma tão comum que em muitos casos nem é considerado mais um assédio. Isto é tão sério que até legalmente já é difícil ser provado o assédio, ou de uma mulher brigar dentro de uma empresa e provar que se encontra sendo assediada e ser defendida em seus direitos. A tendência mais comum é a mulher deixar o emprego para se ver livre desta situação.
Tudo isto, contudo, é muito pessoal e de difícil qualificação de reações perante uma situação tão desagradável. Ainda há a questão de se achar que as mulheres gostam de ser assediadas e de que são tendentes a aceitarem por várias questões da individualidade de cada uma. É interessante esta situação, pois existem crenças que levam os homens a pensarem e agirem desta forma, pois do contrário certamente não se atreveriam. Isto nos leva a pensar que de alguma forma o assédio pode “dar certo” em algumas situações, com algum tipo de individualidade feminina, ou de desejos e interesses ocultos. Porém isto já é tema para outro artigo.
Há muitos tipos de assédios sexuais desde uma simples sedução, até comportamento agressivo
Há muitos tipos de assédios sexuais desde uma simples sedução, que já não é simples, pois é por ai que a “coisa” começa a crescer, até um comportamento agressivo, impositivo e perseguidor. Seja qual for o caso, desde que seja algo que incomode ou até que imponha uma situação constrangedora para a “vítima”, penso que em primeiro lugar a mulher deve ser:
- verdadeira consigo mesma, ter clareza de que realmente não quer isto para si.
- havendo esta clareza esta, também, deve ser falada assim desta forma para a pessoa que esta cometendo o assédio, para em primeiro momento tentar demovê-lo de suas intenções.
- fale quantas vezes for necessário sobre sua posição em relação a esta insistência.
- não se intimide com a situação e conte para os parentes e amigos mais próximos.
- peça ajuda àqueles que possam, ou que tenham poder para ajudar dentro do próprio trabalho.
- quando isto não for possível, pois muitas vezes quem está assediando é o próprio presidente, dono da empresa, ou a pessoa mais importante ou responsável, pense na possibilidade de mudar de emprego caso não haja outra saída.
Hoje em empresas sérias e éticas a tendência é levar o caso a sério e se aplicar a lei, pois o assédio é uma questão legal, no sentido de afastamento da empresa da pessoa que se encontra assediando. Porém, infelizmente há situações que são mais difíceis realmente cabendo à mulher a decisão de sua vida profissional e pessoal. Seja qual for a decisão a mulher, ela precisa se sentir protegida, livre e desimpedida para tomar sua decisão.

Compartilhe:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *